O Profeta em sua casa não tem honra, mas tem toda autoridade.

"Não há profeta sem honra, senão em sua própria terra, entre os seus parentes e em sua casa". (Lucas 4: 14-30).

Neste texto entendemos algumas verdades que Jesus ensinou a respeito de Honra e Autoridade.

Embora sejam duas coisas que podem andar juntas, uma não depende da outra, vejamos:
Jesus estava em Nazaré, na cidade em que cresceu, e não foi bem recebido, não pode realizar os milagres que fez em vários lugares, por causa da incredulidade e desprezo daquele povo. Eles o expulsaram da cidade e quase o lançaram num precipício. Mas Jesus deixou bem claro que não precisava da honra dos homens, Ele possuía a Autoridade do Todo Poderoso, isso era suficiente.

1) Não existe profeta sem honra - nós somos os profetas do Senhor aqui na terra. Somos sal e luz do mundo e não importa o que as pessoas digam ou pensam a nosso respeito. Não importam as  nossas limitações, nossas falhas, nossas deficiências. Jesus nos deu o exemplo de como devemos agir, Ele respondeu com a Palavra: " O Espírito de Deus está sobre mim". Isto me basta! Você tem o Espírito Santo e isto basta, porque o Seu Poder se aperfeiçoa na sua fraqueza. O Espírito de Deus está sobre você , Ele te ungiu e a unção do Senhor quebra e despedaça todo jugo. Não espere honra e reconhecimento dos homens, a verdadeira honra vem do Senhor. 

2) O profeta deve exercer  a autoridade que recebeu - Jesus usou o exemplo do profeta Elias que obedeceu a voz do Senhor,  confrontou o pecado de Israel e cerrou os céus como sinal da autoridade do Deus que tem Todo Poder. Mesmo sem honra, sem reconhecimento, chamado de "o pertubador de Israel", usou de autoridade e desmascarou a baal.
A autoridade do profeta é manifesta em primeiro lugar quando tem coragem para liberar a palavra profética: "Não vai chover".
Tenha coragem de profetizar sobre cada situação em sua vida, você tem voz de comando, há poder em suas palavras. Tenha coragem de ordenar que o mar se abra, que as muralhas caiam por terra e que os inimigos saiam confundidos ao som das trombetas e dos cântaros quebrados, que refletem o seu louvor e o seu quebrantamento diante do Senhor.

A autoridade é estabelecida quando:


1) A autoridade é estabelecida quando confrontamos e somos confrontados-  "Até quando coxeareis entre dois pensamentos"? Há quem vamos seguir? A Deus ou a Baal?  Que tipo de altar estamos levantando em nossa casa? Com nossa vida, com nossas atitudes, com nosso falar. Há quem estamos adorando? É necessário um tempo de santificação, de cristianismo verdadeiro, de amar a Deus acima de todas as coisas, de fidelidade ao Senhor e compaixão pelos perdidos. Um tempo de abrir mão dos nosso interesses e renunciar a nossa própria vontade para que se estabeleça a boa , perfeita e agradável vontade do Senhor em nossa vida.

2) A autoridade é estabelecida quando lançamos o desafio - "O Deus que responder com fogo , este é Deus" - Tenha autoridade  de proclamar o poder do seu Deus. Proclame que Ele é  Deus verdadeiro, proclame que não há outro além Dele, Ele é poderoso para mudar qualquer situação. Ele é poderoso  para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. Ele é fiel e poderoso para concluir a boa obra que começou.

3) A autoridade é estabelecida quando Deus responde - não há maior sinal de autoridade quando o próprio Deus responde. Quando o poder de Deus se manifesta de forma visível em nossa vida,  estabelecendo o sobrenatural, movendo o impossível, desmascarando o inimigo.
"Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e  se arrepender dos seus maus camimhos, Eu ouvirei dos céus.. " Para que o Senhor responda é necessário restaurar o altar e oferecer a Ele uma oferta que suba como cheiro suave,  a nossa própria vida. O mais importante para Deus não era provar que era Deus verdadeiro. O mais importante era a restauração da adoração verdadeira de um povo que estava distante Dele. O que mais importa para Deus não é provar o que Ele é capaz de fazer, porque Ele é Deus, e sim o que você é capaz de fazer para que Ele seja reconhecido como único Deus.
Deus nos responde de várias formas,  Ele pode responder com fogo e consumir o altar, pode responder com vento, com tempestade. Mas o melhor é poder ouvir a Sua  voz mansa e suave. 
     Elias foi levado ao Monte Horebe que significa - lugar deserto. Às vezes precisamos ser levados ao lugar deserto para ficar a sós com Ele. Ouvir a sua voz e receber direcionamento. Estar a sós com Ele para ouvir do próprio Deus a palavra que trás cura. A palavra que nos renova e nos faz lembrar que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Que ainda que os homens nos desprezem , ainda que o mundo nos rejeite, ainda que em nossa terra, não tenhamos honra, Ele é o nosso Deus, aquele que conhece as nossas obras  e o nosso coração e que estabelece os nossos pensamentos.
Não há melhor maneira de ouvir a Sua Voz, do que através da leitura da Sua Palavra. "A palavra de Deus é viva eficaz, mais penetrante do que espada de dois gumes.." Ao ouvir a palavra adquirimos fé, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra." Ao ser alimentados pela Palavra recebemos autoridade para vencer o pecado, vencer o mundo, vencer o inimigo.
O verdadeiro profeta é aquele que mesmo sem honra, não se cala.  O que determina a sua autoridade é a presença do Espírito Santo sobre você, por isso não se cale diante das circunstâncias, não se acovarde, não recue. Exerça a autoridade que o Senhor te deu. Leve as boas novas, ministre libertação aos cativos, troque as vestes dos que estão em luto, por vestes de louvor e alegria.
E lembre-se que o Senhor te ungiu para restaurar os lugares assolados e destruídos, transformando-os em lugares fortificados e cheios da glória de Deus. Muitos dentro de nossas próprias casas levantam-se com o intuito de lembrar quem você foi num passado distante, ou quais os pecados você gostava de cometer, aprenda a não ouvir a voz de acusação que vem cheia de maldade orquestrada por aquele que só faz o mal, ouça a voz do Espírito e permita que o próprio Deus te honre.É doloroso ouvir palavras que machucam, principalmente das pessoas próximas , familiares, amigos, pessoas que amamos, mas lembre-se quando você decidiu aceitar o Senhor Jesus em sua vida, decidiu aceitar também seus ensinamentos, por isso negue-se a si mesmo, tome sua cruz e vá, permita que aquele que tem poder para julgar, julgue, mas que por meio de sua vida e testemunho ele possa agir com misericórdia com aquele que ainda não conhecem o cristo ressurreto. Jesus tem poder para alcançar o mais profundo de nossos corações, é Ele quem nos atrai até seu profundo amor e nos ensina a ir na contra mão do mundo, pois o mundo está cheio de ódio, inveja, malícia e coisas do tipos, mas em Jesus ainda exite a esperança de um amor que excede todo e qualquer entendimento.
Seja diferente, mas seja parecido com Jesus, ele nos ensinou o que devemos fazer, deixou-nos o manual de instruções a BÍBLIA, jamais tenha vergonha dela, pois ela é poder de Deus.
lembre-se, exerça sua autoridade de profeta e creia, o Senhor vai te honrar.

Shalom Adonai!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

A TAMARGUEIRA