DEUS RESTAURA A VIDA NO VALE DE OSSOS SECOS


“Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR! Assim diz o Soberano, o SENHOR: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. ” (Ez. 37:4-5)

O propósito deste estudo é reafirmar que Deus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Por isso, Deus quer, pode e vai fazer um reboliço na Igreja levantando aqui poderoso exército de crianças, adolescentes, jovens e adultos que sejam seriamente comprometidos com Ele!
A Igreja – como Corpo de Cristo – é o Israel de Deus nesta dispensação da Graça e Ele fala com o mundo através da Igreja: Deus não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Am 3.7). Antes de Jesus, Deus falava com o mundo todo através de Seu povo, Israel. Hoje Ele fala com o mundo pela Igreja.
Israel estava em cativeiro babilônico sofrendo forte opressão espiritual, moral e material. Deus havia prometido livramento para Israel: Pois eu os tirarei dentre as nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra. (Ez 36.24). A situação era de caos, derrota, fracasso e pecado!
1. DEUS MOSTROU EM VISÃO A EZEQUIEL A SITUAÇÃO DO POVO DE ISRAEL
“A mão do SENHOR estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”.(vs.1 e 2). Vale de ossos secos é  lugar de desolação, de miséria, de recordações tristes, de mortandade. Deus permite que conheçamos situações difíceis  para a realização de Seus propósitos em nossas vidas. Nada do que acontece conosco é em vão.
Há alguns anos, quando visitei alguns lugares do Brasil, descobri que existem inúmeras pessoas passando por todos os tipos de dificuldades e restrição ao mesmo tempo, lugares terríveis com muita pobreza, nenhum tipo de higiene e frieza de sobra no coração dos governantes, hospitais abarrotados de gente, pessoas esquecidas, desoladas, doentes, muitas estereofônicas caminham pelas ruas das cidades, e não conseguem sequer alcançar um olhar do próximo, pois o próximo está sempre ocupado demais com sigo mesmo.
“Os ossos estavam muito secos” (vs.1 e 2). Significa vidas secas, sem o óleo do Espírito, vidas vazias de prazer de viver, vidas insossas, vidas amargas, vidas cheias de mágoas, rancores, ciúmes, invejas e no pecado! Se os ossos estavam sequíssimos é porque estavam mortos havia muito tempo. Mortos não ouvem, não se mexem, não respondem. Mas há a esperança na ressurreição.
O Senhor perguntou ao profeta: estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano SENHOR, só tu o sabes” (v.3). Nunca podemos perder a esperança! Perder a esperança é falta de fé.
“…Estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’ (v.11): perdidos, mortos, arrasados!
Para Deus não há impossíveis. Jesus respondendo ao pai do jovem endemoninhado: “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Mc 9:23 e 24).
O Senhor disse:  Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida (v.5)"Deus quer restaurar vidas, avivar a Sua Igreja. Deus quer derramar unção sobre a Igreja, quer Se revelar à Igreja. Deus quer habitar em nós em Sua plenitude. Deus habitando em nós, teremos vida abundante.
E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.” (v.7), Quando nós falamos pelo Senhor, há ruído santo, ruído de vontade de mudar, de melhorar; as estruturas se mexem. A Palavra do Senhor faz reboliço.
Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso…” (v.7 final)Quando a Palavra do Senhor opera, há aproximação, há ajuntamento, há comunhão, há amor. A parede da separação é destruída!
2. A PALAVRA DE DEUS AO PROFETA EZEQUIEL É A MESMA PARA A IGREJA HOJE
Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados” (v.11). Os ossos secos referem-se ao crente, povo de Deus, Sua Igreja, sem a vida de Deus, sem o Óleo do Espírito Santo, sem o poder de Deus, sem Autoridade da Palavra, sem brilho, cheia de pecado, podre, sepultada.
“Eis que abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair delas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.”(v.12). As sepulturas são nações, povos, igrejas, círculos de amizades, famílias encrencadas. Estas pessoas podem estar envolvidas e comprometidas com obras das trevas e sejam cúmplices muitas vezes.
Deus vai fazer conosco, Igreja, o que fez com Israel: “Assim diz o Soberano, o SENHOR: Ó meu povo,vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o SENHOR.” (vs.12 e 13). Deus vai abrir as sepulturas, as feridas de nosso coração. Vai mexer nos lugares de podridão, de mal-cheiro, de repugnância, de pecado oculto e vai soprar de Seu Espírito!
Deus vai fazer sua vida sair desse buraco  - “Sai dela, ó povo meu!” – dos relacionamentos impuros, dos círculos de mentira, dos negócios ilícitos, das coisas erradas. Jesus afirmouO meu Reino não é deste mundo”; nós também não somos deste mundo. Deus vai nos levar à terra prometida, o lugar que Jesus foi nos preparar nos céus.
3. DEUS VAI TRANSFORMAR VIDAS SECAS EM SOLDADOS VALENTES E GUERREIROS              
“Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão” (v.14). Você acha pouco o Espírito Santo de Deus habitar dentro de Você? “Recebeis PODER ao descer sobre vós      Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e até os confins da  terra.” (At 1.8). No grego, ao substantivo poder é dínamos, figura conhecida nossa que gera energia, força, poder. Este dínamosde Deus vai acontecer quando obedecermos a Palavra do Senhor “ficando em Jerusalém”. Não abandone seu lugar, seu posto de luta! A bênção vai acontecer quando permitirmos que Deus sopre de Seu Espírito Santo sobre nós. E sabe por que Deus quer fazer isso? Porque Deus é Fiel e Ele quer que Sua Igreja, Seu povo nesta dispensação da Graça, seja vigoroso, cheio de vida nEle e de poder, para que a Igreja seja realmenteSal da terra e luz mundo”.
O ESPÍRITO DE DEUS EM NÓS GERA VIDA
Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra” (v.14). O Espírito de Deus em nós produz os frutos do Espírito: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gl. 5:22 e 23) e o andar no Espírito: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gl 5.25)
Concluindo, irmãos, gostaria de perguntar: Você está vivendo em alguma área de sua vida  “num vale de ossos secos”? Esta não é a vida que Deus deseja para Você! Você tem ouvido Deus falar ao seu coração? Se isto estiver acontecendo, posso lhe adiantar que vai haver um ruído e um reboliço em sua vida e o Espírito Santo vai operar. Deus quer levantar um poderoso exército de homens e mulheres cheios do Espírito de Deus e que sejam seriamente comprometidos com Ele.
Que Deus assim nos abençoe, em nome de Jesus!!!.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

SÍMBOLOS SATÂNICOS