"Deus está no controle, ainda que não percebamos"


 Texto: Habacuque 1:5-11

Intro: Nos primeiros quatro versículos desse livro, aprendemos que as situações da vida às vezes nos fazem pensar que Deus não está nos ouvindo. Foi isso que pensou o profeta Habacuque, por isso termos esse trecho onde ele registra sua indignação contra Deus: "até quando, Senhor, clamarei e tu não me ouvirás?". Muitas vezes nós pensamos a mesma coisa e por isso recorremos a Bíblia e chegamos à seguinte conclusão:

a. Deus nos ouve - ou seja, que o acesso a Deus está aberto através de Cristo Jesus.

b. É possível Deus não nos ouvir - ou seja, existe algo que pode interromper nossas orações, "o pecado".

c. É possível Deus ouvir mas não atender - ou seja:

1. Muitas vezes nossa oração não está de acordo com a vontade de Deus, e se assim for não vamos receber o que temos pedido.

2. O tempo de Deus é diferente do nosso, e assim podemos receber aquilo que estamos pedindo muito tempo depois que queremos.

3. Muitas vezes Deus não responde nossos pedidos porque aquilo que queremos seria um mal para nós.
4. Deus quer que aprendamos a confiar nele em todas as situações.

Se essa era uma conversa franca e aberta com Deus, era de se esperar que Deus desse uma resposta, (a seu tempo é lógico), e o trecho acima, nos relata a resposta de Deus ao profeta, porém, nem sempre gostamos de ouvir o que Deus tem para nos falar, nem sempre as pessoas gostam de ouvir o que a Bíblia diz sobre sua vida, suas atitudes, seus pecados, por isso hoje vamos meditar hoje sobre:

Tema: Como reagimos quando Deus fala conosco

Tese: Existe algumas formas de reagirmos à Palavra de Deus, são elas:

1.    Nós ouvimos o que Ele tem pra falar

a. Habacuque reconhecia que Deus era o criador, por isso no momento de crise ele recorre a Deus (1:2).

b. Habacuque não estava apenas questionando Deus só por questionar, ele queria realmente que Deus desse uma resposta, ele queria saber o porque de Deus (1:3).

I. Ele via o pecado do povo e queria justiça.
II. Existia contendas dentro de Judá.
III. As escrituras estavam sendo mal interpretadas.

c. Talvez você esteja passando por um momento de dificuldade em sua vida, talvez esteja passando por um momento de insegurança, talvez esteja passando por um momento de dor, escute a voz do Senhor e confie nEla, Ele diz (Mateus 11:28) "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."

d. Você que tem de tomar decisões importantes, eu aconselho escute a voz do Senhor, Ele é o único que pode te ajudar (Êxodo 15:26) "e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara."

e. Se você tem dúvidas quanto à sua eternidade, há somente uma pessoa que pode te dar certeza, essa pessoa é Cristo, ouça o que Ele tem pra te dizer.

f. Finalmente os caldeus chegaram invadiram Judá e levaram o povo em cativeiro, entre todos os que foram levados havia um adolescente de nome Daniel, seria fácil para ele assimilar a cultura dos caldeus, porém ele tomou uma decisão (Daniel 1:8) "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se."

g. Quando decidimos ser fiéis a Deus Ele nos recompensará (Daniel 1:9).

Trans. Porém às vezes nossa atitude é diferente da de Daniel e...

2. Nós não queremos ouvir o que Ele tem para falar

a. Habacuque queria justiça, o povo estava se desviando dos caminhos de Deus, e ele como um homem fiel, justo não podia mais suportar a injustiça por isso recorreu a Deus, porém quando a resposta veio ele não estava disposto a ouvi-la.

b. Às vezes nós não queremos ouvir o que Ele fala, (Deut.30:15-20), Deus havia feito inúmeras promessas ao seu povo, eles só tinham que ser fieis a Ele, (Neemias 9:16-17) "Porém eles, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste; endureceram a sua cerviz e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito."

I. Quando Deus diz que não devemos nos associar ao mundo, nós não queremos ouvir.
II. Quando Deus diz para fugirmos da aparência do mal, não queremos ouvir.
III. Quando Deus diz que devemos pedir perdão a quem ofendemos, não queremos ouvir.
IV. Quando Deus diz que devemos deixar nosso pecado, não queremos ouvir.
V. Quando Deus diz que devemos ser dizimistas, não queremos ouvir.
VI. Quando Deus diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos não queremos ouvir.
VII. Quando Deus diz que devemos nos humilhar, não queremos ouvir.
VIII. Quando Deus diz que o crente não deve buscar o divórcio, não queremos ouvir.

Trans. E sabe por que não queremos ouvir, é porque...

3. Nós não gostamos do que ouvimos

a. Ao ouvir de Deus que Ele já estava trazendo a correção para o povo de Judá, e que essa correção viria das mãos dos caldeus (babilônios), o profeta não gostou, e mais uma vez ele questiona a Deus (1:13).

I. Ele queria a correção do seu povo, mas de seu jeito.
II. Sendo assim, ele começa a se fazer de vítima diante de Deus (1:13), nos versículos anteriores ele reclama que Deus não corrigia um povo injusto, imoral, que estava desviado da Palavra de Deus, porém agora ele acha que o povo não é tão ruim assim, afinal de contas os caldeus são piores, e começa a arrumar desculpas diante de Deus.

(1) o Senhor vai tolerar o ímpio castigar o justo (1:13)
(2) aquele povo não tem piedade de ninguém, não obedecem a nenhuma lei (1:14)
(3) aquele povo se alegra com a injustiça (1:15)
(4) aquele povo é idólatra (1:16)
(5) o Senhor vai deixá-los continuar (1:17)

b. E como ele, muitas vezes nós não gostamos do que Deus fala para nós, em sua Palavra (Mat. 19:21-22) "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades."

4. Conclusão

a. Qual é a sua atitude para com a Palavra de Deus?

I. Você a ouve
II. Você não quer ouvir o que Ele tem pra falar
III. Você não gosta do que está ouvindo

b. Saiba: "Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar."(Tiago 1:25)

Se você está resistindo, por qualquer motivo que seja, obedecer a Deus eu quero te incentivar a ser alguém bem-aventurado.

Que Jesus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

A TAMARGUEIRA