ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO - USANDO A DÁDIVA DE DEUS


Para alguns, o tempo voa... Vivem correndo atrás do tempo e parece que nunca o alcançam e quando chegam lá, estão enfartados ou morrendo...

Para outros, o tempo demora a passar... Ficam ansiosos esperando por alguma coisa no futuro e se esquecem de viver o presente.

Enquanto alguns têm pressa, outros não têm tempo para nada e outros ainda fazem qualquer coisa para passar o tempo... Mas poucos se ligam no presente, que é o único tempo que existe.

Nós chamamos de presente por ser uma dádiva de Deus!

O dia tem 24 horas para ricos e pobres. Ninguém tem mais nem menos horas por dia. A diferença é o que cada um escolhe o que fazer do seu tempo.

A vida não para. As pessoas vivem estressadas até mesmo dentro de casa. As pessoas dão desculpas para si mesmas. Se tivesse tempo, faria ginástica, ou aprenderia outro idioma, ou tocaria um instrumento, ou leria um bom livro, ou visitaria os amigos ou como muitos fazem leriam a bíblia como última opção, ou a usariam como sonífero antes de deitar, e assim por diante... A vida é só ida... Não tem volta, como ouvi um dia de um amigo:

a vida é como a marcha de um veículo, mas ela só possui primeira, não possui marcha-ré, depois que dá-se inicio o seu caminhar, é impossível parar ou voltar, é um caminho de mão única, e a única coisa que podemos escolher é o combustível, se o Espírito de Deus ou o nosso próprio ego, que vive nos deixando a beira do caminho!”

Ou seja, "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro".

Enquanto nos desgastamos em nome de um futuro melhor para nós e para nossa família, a vida está passando, seguindo seu rumo, sem placa de retorno! O melhor que você pode fazer é permitir que Deus seja dono do seu tempo.

Nossa vida não para: O crescimento dos nossos filhos, o convívio com nossa família, nossos amigos, nossa saúde, experiências, sofrimentos, desilusões, alegrias, sintomas e mais sintomas que são refletidos no nosso cotidiano que nada mais são reflexos da nossa boa ou má administração do tempo que temos.

Quem usa todo o seu tempo e suas forças para resolver tudo o que surge à sua frente, acaba deixando para segundo plano os assuntos mais importantes. (como manter-se em comunhão com Deus, permitindo que ele nos guie diuturnamente em seus planos e propósitos).

Planeje! Dê prazos realistas para seus trabalhos, com alguma folga.

É melhor sobrar tempo do que faltar.

Lembre-se, agenda é um meio, não um fim. Com isso você não perde sua flexibilidade.

O celular é uma opção que você tem para encontrar pessoas e ser encontrado, não fique escravo dele, é você que escolhe a quem vai atender, a hora que vai atender, ou se deve atender, não se irrite com o toque dele, se isso estiver acontecendo, use a opção “silencioso”, caso persista o sintoma, “desligue-o” não permita que um simples aparelho lhe cause um infarto ou lhe tire do seu estado natural de paz e tranqüilidade.

O tempo não cura todos os males. O que vai curar é a intensidade da ação. Se você tiver uma ferida e se tratar, com o tempo ela irá cicatrizar... Se você tiver uma ferida e não se tratar, com o tempo ela irá piorar.

Não se deixe escravizar pela "falta de tempo", pelo telefone, pelos e-mails... Filtre o seu tempo! Deixe sua mesa mais livre... Mesa cheia de papéis é ladra de energia e aumenta o seu stress.

Cuide mais de si mesmo... Cuide de sua vida física e principalmente espiritual! Seguradora nenhuma do mundo aceita "tempo perdido" em suas apólices. A decisão é sua!

A administração do tempo não consiste apenas em se manter ocupado, mas também em descobrir o foco de Deus para você – encontrar uma direção e avançar de modo a alcançar os seus objetivos. O gerenciamento do tempo é uma das competências mais difíceis e ao mesmo tempo mais úteis que uma pessoa pode desenvolver; exige grande esforço e planejamento.

Em primeiro lugar, você precisa reconhecer que tem tempo – a mesma quantidade que Deus dá para todas as pessoas. Com a ajuda de Deus, você deve determinar como usar esse tempo:

5. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5-6).

É um erro deixar que outros definam suas prioridades e criem sua agenda:

2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2)

Lembre-se de que você pode realizar grandes coisas usando períodos curtos de maneira fiel:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Eclesiastes 9:10)

O maior desafio que uma pessoa enfrenta não é organizar sua vida ou planejar o próximo ano, mas organizar cada dia, reservando tempo suficiente para descansar, alimentar-se, exercita-se adequadamente e cuidar de sua vida devocional. A fim de se concentrar naquilo que é, de fato, importante, é preciso separar tempo para relacionamentos mais íntimos, especialmente com o marido e os filhos, em casa.

A “pessoa eficiente” acorda cedo para planejar suas atividades diárias:

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. (Provérbios 31:15)

Assim como contava suas “servas”, as pessoas hoje em eletrodomésticos, carros e serviços de conveniência. Estas bênçãos de Deus estão a disposição das pessoas para ajudá-las a servi-las nas tarefas do dia-a-dia, permitindo que tenham o máximo de tempo para dedicar ao Senhor e servir aos demais.
Para o povo hebreu, o dia começava ao cair da tarde com um período de descanso, comunhão em família e também estudo e meditação da Palavra de Deus:

De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. (Salmos 55:17)

Jesus disse: “buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua majestade” (Mt.6:33). Uma forma de faze isso é dedicar o final do dia ao descanso e à reflexão, bem como à preparação para o dia seguinte e planejamento de suas atividades.

Que Deus abençoe nossos dias, em nome de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

A TAMARGUEIRA